Blog das Engenharias

Pró-Reitoria de Ciências Humanas e Tecnológicas

Estrutura de dados em Python: trabalhando com dicionários

Estrutura de dados em Python: trabalhando com dicionários

Dando continuidade ao estudo de estruturas de dados com Python, neste artigo vamos estudar a estrutura chamada dicionários. Os dicionários funcionam como uma coleção de itens que você pode inserir ou remover, e que apresentam uma característica importante: uma chave, que você associa ao valor que está inserindo.

Criando um dicionário

Para exemplificar o uso de dicionários, vamos considerar que estamos desenvolvimento uma aplicação para armazenar a pontuação de atletas de tiro esportivo, na prova de carabina mira aberta 10 m de 10 atletas. Se a escolha para resolver esse desafio for utilizar uma lista, o resultado ficará assim:

Observe que a lista resolve em parte o problema, pois, apesar de estar registrada a pontuação, ainda falta a informação do nome do atleta que fez a pontuação. Para resolver este problema podemos usar a estrutura dicionário do Python, através da inclusão de uma chave (que pode ser o nome do atleta) para cada pontuação. Para se usar dicionários, a sintaxe é da seguinte forma: {Chave: valor}. Veja o exemplo abaixo. A Chave é o nome do atleta e a informação a pontuação.

Acessando um item do dicionário

Considerando a forma acima, pode-se acessar qualquer item do dicionário através da sua chave. Por exemplo, para acessar a informação do atleta Zico pode-se usar a seguinte forma:

Outra maneira de acessar um item do dicionário é usando o método get, como mostra o exemplo abaixo.

O método get também pode ser utilizado para verificar se a chave existe ou não no dicionário. Caso exista o valor da chave e retornado, em caso negativo, uma mensagem pode ser configurada para alertar que ela não se encontra no dicionário, como mostra o exemplo abaixo.

Número de item do dicionário

O número de item do dicionário pode ser verificando usando a função len.

Adicionando um item no dicionário

Para adicionar um item na lista, deve-se apenas criar uma nova chave e atribuir um novo valor. No exemplo abaixo a nova chave se chama “Catarina” e o novo valor da pontuação é 456 pontos. Observe abaixo, que a nova informação entra no final do dicionário.

Uma segunda forma para adicionar um item é utilizando o método update. No exemplo abaixo o novo nome é Sophia e a nova pontuação é 360 pontos.

Removendo um item do dicionário

Para remover um item do dicionário deve-se utilizar o método pop. Na figura abaixo a atleta Sophia e removida da lista.

Finalizando…

Os dicionários são estruturas poderosas para qualquer tipo de aplicação, sendo, portanto, muito valioso entender suas funcionalidades para sua utilização correta no desenvolvimento de softwares.

Fiquem atentos, pois colocaremos novos artigos sobre Engenharia de Software, programação e outros assuntos da área de computação.

No link abaixo você pode obter mais informações sobre o curso de Engenharia de software.

https://www.universidadedevassouras.edu.br/graduacao/plus/engenharia-de-software

Um abraço e até breve.

 

Sobre o Autor:

Carlos Vitor de Alencar Carvalho – Vassouras – RJ

 

Pós-Doutor em Educação Matemática, Doutor em Engenharia Civil, Mestre em Engenharia Civil, Engenheiro Civil com Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Especialização em Big Data e Ciência de Dados. Também possui Aperfeiçoamento/Extensão Universitária em Competitive Project Management pela Universidade Estadual de Nova Iorque em New Paltz. É Coordenador do Curso de Engenharia de Software da Universidade de Vassouras. Também é Professor nos cursos de Engenharia da Universidade de Vassouras e professor do departamento de Naval e Pesca da UERJ. Desenvolve artigos científicos e técnicos na área de Engenharia, Educação e Computação. Possui mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento de projetos e programação utilizando diversas linguagens, Fortran, C, Java, Python.

 

plugins premium WordPress