Blog das Engenharias

Pró-Reitoria de Ciências Humanas e Tecnológicas

Estrutura de dados em Python: trabalhando com listas

Estrutura de dados em Python: trabalhando com listas

As estruturas de dados são de grande importância na área de computação, principalmente no desenvolvimento de softwares e algoritmos. Elas são representações que permitem a organização dos dados de forma a tornar os algoritmos mais eficientes. Na linguagem Python há algumas estruturas de dados interessantes como as listas, tuplas e dicionários. Neste artigo veremos com mais detalhes as estruturas do tipo listas.

Criando uma lista

Há diversas formas de criar lista em Python. A primeira forma é você definir a lista com os valores, caso sejam conhecidos. Por exemplo, vamos criar uma lista de materiais utilizados na construção civil:

Observem o uso de colchetes para a definição da lista materiais. As listas são estruturas lineares, onde cada item da lista pode ser acessado por um índice, indicando sua posição (sempre usando colchetes). A posição inicial é sempre a posição zero. Vamos acessar a posição 3:

No exemplo acima, o item da posição 3 é cerâmica. Vamos ver mais um exemplo:

No exemplo acima, o item da posição 3 é cal.

Usando a função len

Para identificar o número de itens de uma lista, deve-se utilizar a função len. Vamos ver usando o exemplo da lista materiais:

Usando a função append

Caso seja necessário incluir novos itens na lista materiais, deve-se usar a função append, como no exemplo abaixo. Vamos incluir os itens: Pedra Brita, Concreto, Disjuntores, Eletrocalha, Resina sintética.

Se usarmos a função len novamente, teremos um novo resultado, agora com o total de 13 itens na lista materiais.

Criando uma lista vazia

A segunda forma de criação de uma lista, é criá-la vazia, conforme pode ser visto abaixo, onde criamos a lista mat:

 

Neste caso, para incluir os itens na lista, deve-se usar a função append, como visto acima. Por exemplo, vamos incluir os seguintes itens na lista: 10000, “MPa”, 250.00, “mm”, “Nome”, “Idade”.

Observem na lista mat, que os itens armazenados são strings e números. Essa é uma característica interessante da linguagem Python no uso de listas.

Finalizando…

As listas são importantes para qualquer tipo de aplicação, sendo muito valioso entender suas estruturas para sua utilização correta no desenvolvimento de softwares.

 

Há diversas outras funções e métodos para manipulação de listas, mas vamos deixar essa explicação para outro artigo aqui no nosso blog.

 

Fiquem atentos pois colocaremos novos artigos sobre Engenharia de Software, programação e outros assuntos da área de computação, todo o mês.

 

No link abaixo você pode obter mais informações sobre o curso de Engenharia de software.

https://www.universidadedevassouras.edu.br/graduacao/plus/engenharia-de-software

Um abraço e até breve.

Sobre o autor:

Carlos Vitor de Alencar Carvalho – Vassouras – RJ

Pós-Doutor em Educação Matemática, Doutor em Engenharia Civil, Mestre em Engenharia Civil, Engenheiro Civil com Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Especialização em Big Data e Ciência de Dados. Também possui Aperfeiçoamento/Extensão Universitária em Competitive Project Management pela Universidade Estadual de Nova Iorque em New Paltz. É Coordenador do Curso de Engenharia de Software da Universidade de Vassouras. Também é Professor nos cursos de Engenharia da Universidade de Vassouras desde 2000 e professor da UEZO. Desenvolve artigos científicos e técnicos na área de Engenharia, Educação e Computação. Possui mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento de projetos e programação utilizando diversas linguagens, Fortran, C, Java, Python.

 

 

plugins premium WordPress